Comportamento alimentar
Como controlar diabetes com alimentação
Como controlar diabetes com alimentação

Como controlar o diabetes com alimentação?

Você sabe como controlar a diabetes com alimentação? Para controlar o diabetes com alimentação e sem dietas restritivas você deve:

  1. Comer de tudo, equilibrando os grupos alimentares nas refeições;
  2. Comer melhor, ingerindo mais comida caseira e reduzindo os ultraprocessados;
  3. Consumir açúcar também pode, considerando o momento e a quantidade adequados para evitar hiperglicemia;
  4. Buscar ajuda de um nutricionista, para ajudá-lo a construir um plano alimentar e evitar o descontrole da glicemia.

Muita gente acredita que a pessoa que convive com o problema precisa saber quais os alimentos permitidos e evitados para ter mais saúde.

Realmente, o diabetes é um problema de saúde que depende muito de uma boa alimentação para se ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Você já deve saber disso e, portanto, parou aqui nesse artigo.

No entanto, de antemão quero deixar claro que não é necessária uma lista de alimentos para diabéticos, nem restrições.

Mas então, como controlar diabetes com alimentação? Se quer saber mais sobre isso, vem comigo!

Os 3 tipos de diabetes

Antes de mostrar para você como controlar diabetes com alimentação, gostaria de falar um pouco sobre os três tipos de diabetes. Não sei se você sabe, mas existem diferenças entre eles.

1 – Diabetes melito tipo 1

Nesse tipo de diabetes existe uma produção de insulina deficiente. Isso acontece, em geral, em decorrência de uma reação autoimune às células beta pancreáticas.

Ou seja, essas células do pâncreas são destruídas pelo próprio organismo e elas são responsáveis por produzir insulina, um hormônio que ajuda a levar a glicose para dentro das nossas células. Dessa forma, os níveis de glicose (açúcar) do sangue aumentam e é necessário que diariamente, a pessoa que sofre com o diabetes do tipo 1, receba insulina.

Esse tipo de diabete é o menos comum na população e geralmente é diagnosticado em crianças e adolescentes.

2 – Diabetes melito tipo 2

O diabetes melito tipo 2 ocorre em um maior número de pessoas, sendo mais comum na vida adulta, ainda que possa se desenvolver em outras fases da vida.

Nesse caso, os altos níveis de açúcar que circulam no sangue são decorrentes da resistência à insulina. O corpo produz a insulina, mas as células apresentam uma baixa sensibilidade a esse hormônio e a glicose acaba não sendo levada para dentro das células.

3 – Diabetes gestacional

Já o diabetes gestacional é caracterizado por um aumento nos níveis de glicose durante a gravidez. Nesse ciclo de vida da mulher, vários hormônios que diminuem a ação da insulina são secretados e podem causar a resistência à insulina.

Em geral, a situação é revertida ao final da gestação, mas podem acontecer complicações durante a gravidez, no parto e aumentar o risco da mulher e dos filhos desenvolverem diabetes do tipo 2 no futuro.

Em todos esses três tipos de diabetes é muito importante saber como controlar diabetes com alimentação. Por isso, vou apresentar 5 dicas para você.

4 dicas de como controlar diabetes com alimentação

1 – Coma de tudo

Como já disse, não existe uma lista de alimentos para diabéticos. Ou seja, a pessoa com diabetes pode e deve comer de tudo!

Portanto, é importante inserir alimentos de todos grupos alimentares nas refeições para adquirir os nutrientes e energia que o corpo necessita: feijões e outras leguminosas, cereais, raízes e tubérculos, legumes e verduras, frutas, castanhas e nozes, leite e seus derivados, carnes e ovos.

2 – Coma melhor

Além de consumir alimentos de todos os grupos alimentares, é importante comer melhor. Ou seja, comer mais comida caseira e ter uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados, aqueles que vêm diretamente da natureza para a nossa mesa ou que passam apenas por pequenos processos na indústria. Assim, o consumo de ultraprocessados provavelmente também será reduzido.

3 – Consuma açúcar com moderação

Os carboidratos são nutrientes muito importantes quando pensamos em como controlar diabetes com alimentação, pois todos eles são totalmente convertidos em glicose e podem alterar mais rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Por esse motivo, é comum a crença de que a pessoa que convive com diabetes não pode comer nada que contenha açúcar, como doces e o próprio açúcar de mesa. Ou mesmo que só pode comer alimentos diet e adoçantes.

Na verdade, isso é um mito. Outros são desvendados nesse vídeo super interessante em que entrevistei a nutricionista especialista Ticiane Bovi:

É possível sim, consumir açúcar, mas desde que esse consumo seja moderado, considerando o momento e a quantidade adequados para evitar hiperglicemia.

Do mesmo modo, não necessariamente os alimentos dietéticos e adoçantes serão a melhor opção. Eles podem ser consumidos, mas também com moderação e são desnecessários se o consumo de açúcar for consciente.

4 – Busque ajuda de nutricionista

Além dessas dicas, é importante buscar a ajuda de um nutricionista. Esse profissional vai orientar você a como controlar a diabetes com alimentação de forma mais específica. Juntamente com o paciente ele pode construir um plano alimentar flexível e individualizado e ensinar a manejar o diabetes, qualquer que seja o tipo, evitando o descontrole da glicemia.

E claro, o diabetes é uma doença crônica complexa, portanto, outros profissionais também são extremamente importantes.

O médico endocrinologista que irá acompanhar e avaliar a saúde da pessoa que convive com diabetes; o psicólogo é importante para lidar com os desafios que essa doença impõe; e o educador físico que contribui para adoção de um melhor estilo de vida pelo paciente.

Dica final sobre como controlar diabetes com alimentação

Se você quer saber mais sobre como controlar diabetes com alimentação, minha última dica é dar uma olhada no meu curso online Efeito Sophie!

Nele, eu não vou falar sobre as últimas dietas milagrosas, alimentos da moda milagrosos e fórmulas mágicas de emagrecimento – até porque não acredito em nada disso.

Ao invés, eu vou te ajudar a identificar o seu comportamento e relacionamento diante da comida.

A minha missão é te ajudar a fazer as pazes com a comida e corpo, e você possa encarar a alimentação como algo prazeroso, sem estresses e muito menos culpa.

Com algumas dicas práticas, sempre focando na sua saúde e no seu bem-estar, você poderá alcançar o SEU peso saudável, de forma gradual e duradoura. O peso é consequência da sua saúde.

→ Se inscreva e comece hoje mesmo o curso online Efeito Sophie! ← 

Vamos juntos nessa?

Se ainda não for o melhor momento de fazer o curso, fica à vontade também para ler o livro O Peso das Dietas, assistir uma das minhas próximas palestras ou mesmo agendar uma consulta se precisa de um acompanhamento mais personalizado

Bon appétit!

Referência

CUPPARI, Lilian. Nutrição clínica no adulto. 4.ed. Barueri – SP: Manole, 2019.

Se gostou deste artigo sobre como controlar diabetes com alimentação, provavelmente vai adorar ler estes posts que separei para você:

  1. Por que não paro de comer? Quem manda: eu ou meu apetite? Como mudar sua relação com a comida?
  2. Excesso de açúcar – Você sabe o que está consumindo?
  3. Como manter uma alimentação saudável no dia a dia sem estresse? 4 dicas práticas

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Para você
Dra Sophie Deram

Consultas, cursos, palestras … Conheça melhor a Dra Sophie e o que pode fazer para você.

Artigos Relacionados