Recheio de ovo de colher: uma gostosura que pode ser feita em casa
A Páscoa vem chegando e criatividade é o que não falta nos lançamentos da indústria. O recheio de ovo de colher sempre ganha destaque nesse feriado tão apreciado por aqui.
Os brasileiros amam ovos de chocolate e, por isso mesmo, a cada Páscoa as marcas se reinventam para lotar as gôndolas com sabores irresistíveis. Mas é fato que os preços dos ovos industrializados vêm aumentando muito.
Então, que tal fazer seus próprios ovos, com os ingredientes que você conhece e confia, podendo gastar menos e envolvendo toda a família na hora de escolher o recheio de ovo de colher?
Essa é uma ótima pedida para quem quer economizar, ou, ainda, para quem busca conquistar uma renda extra. Você pode divulgar no seu condomínio, na escola dos filhos, na academia, no clube, no trabalho… Poder ofertar opções de melhor qualidade, sem tantos ultraprocessados, que não são proibidos, mas pedem um consumo consciente, pois apresentam muitos aditivos químicos e açúcares em excesso.
Cozinhar é algo maravilhoso – quase uma terapia! E eu defendo essa prática como um dos caminhos para se estabelecer em casa uma rotina alimentar mais saudável e equilibrada.
Além disso, inventar moda na hora de pensar no recheio de ovo de colher é uma ótima forma de exercitar a sua criatividade diante das panelas! Acredite: não é preciso ser nenhum chef ou ter ideias mirabolantes para passar a ter mais intimidade com o ato de cozinhar.
Quanto à escolha dos sabores, vai variar de acordo com as preferências de cada um. Eu, por exemplo, prefiro o ovo com pouco ou até sem recheio! Assim consigo me concentrar mais no sabor do chocolate em si.
Uma recomendação que costumo dar é: procure não misturar tantas coisas neste recheio, senão provavelmente não vai sentir gosto de nada. Essa é uma boa forma também de reeducar seu paladar. Acostumar-se, aos poucos, a comer de forma consciente, sentindo os sabores em sua plenitude.
É dessa forma também que passamos a nos saciar com quantidades menores, quebrando o ciclo de exagero e da culpa tão comum em épocas como a Páscoa.
Já que estamos falando de chocolate, não deixe de assistir ao vídeo:
Comer chocolate na Páscoa? Você pode!
Recheio de ovo de colher para todos os gostos e bolsos!
É fácil encontrar inúmeras opções de recheio de ovo de colher na internet, mas, para quem está sem ideias, reuni aqui algumas sugestões deliciosas.
Antes de tudo, lembre-se de que a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença! Um ovo menor, feito com ingredientes selecionados, sempre será mais saboroso do que um ovo enorme “mais ou menos”. Concorda?
Agora, vamos às inspirações para rechear seu ovo de Páscoa:
- Creme de avelã
- Creme de amendoim
- Doce de leite
- Brigadeiro tradicional
- Brigadeiro branco
- Ganache
- Mousse de chocolate branco
- Prestígio
- Romeu e Julieta
Para quem gosta de “quebrar” o doce com algo mais azedinho ou amargo:
- Creme com morangos
- Geleia de frutas vermelhas
- Mousse de maracujá
- Mousse de limão
- Mousse de chocolate amargo
- Mousse de chocolate amargo com laranja
Essas opções de recheio também podem ser usadas para fazer ovos trufados, que têm feito bastante sucesso e também são deliciosos! Nesse caso, o recheio é incorporado diretamente na casca do ovo de chocolate e coberto com mais chocolate.
Mãos à obra e Feliz Páscoa!
Com essas opções em mente, pense no que você e seus familiares gostam e estão com vontade de saborear nesta Páscoa. Escolham juntos o sabor e o recheio de ovo de colher, garantindo que seja algo especial e que agrade a todos.
Depois de decidir, procure receitas que se encaixem na escolha de vocês e faça uma lista de compras detalhada. Verifique os ingredientes que já tem na despensa para evitar compras desnecessárias. Acrescente à lista os itens que ainda faltam, como formas específicas para moldar o chocolate, confeitos e enfeites para a decoração, que podem ser encontrados em lojas especializadas.
Na hora de ir às compras, siga a lista com atenção e dê preferência a ingredientes de boa qualidade, pois eles fazem toda a diferença no sabor e na textura do chocolate.
Para garantir a qualidade dos alimentos, leia os rótulos com atenção, priorizando aqueles com menos ingredientes em detrimento dos ultraprocessados, que costumam conter uma longa lista de aditivos com nomes difíceis de pronunciar.
Mas calma lá… Isso não significa que você precise eliminar completamente os ultraprocessados da sua vida, e sim que eles não devem ser a escolha principal nem fazer parte do consumo diário. Assim, se a ideia é cozinhar com mais consciência quanto aos ingredientes que usamos, vale a pena fazer esse exercício de dedicar um tempo para buscar opções de melhor qualidade.
Agora, é o momento mais esperado: colocar a mão na massa! Envolva toda a família no preparo, incluindo as crianças, delegando tarefas de acordo com a idade e as habilidades de cada um. Essa pode ser uma atividade divertida e educativa, criando memórias afetivas em torno da cozinha.
Por fim, depois de preparar e decorar os ovos de Páscoa, chega a melhor parte: saborear cada pedacinho com prazer, sem culpa e celebrando a ocasião de maneira especial!
Saiba mais!
Se gostou dessas dicas de recheio de ovo de colher, convido você a conhecer o meu curso online Efeito Sophie!
Nele, eu não vou falar sobre as últimas dietas da moda, alimentos milagrosos ou fórmulas mágicas de emagrecimento. Até porque não acredito em nada disso!
A minha missão é te ajudar a fazer as pazes com a comida e corpo, a identificar o seu comportamento e relacionamento diante da comida. Para que, enfim, você possa encarar a alimentação como algo prazeroso, sem estresses e muito menos culpa.
Com algumas dicas práticas, sempre focando na sua saúde e no seu bem-estar, você poderá alcançar o SEU peso saudável, de forma gradual e duradoura. O peso é consequência da sua saúde.
Vamos juntos nessa?
→ Se inscreva e comece hoje mesmo o curso online Efeito Sophie! ←
Não é o melhor momento para fazer o curso? Não tem problema! Te convido a ler meus livros O Peso das Dietas, os 7 pilares da saúde alimentar e Pare de engolir mitos, assistir uma das minhas próximas palestras ou mesmo agendar uma consulta se precisar de um acompanhamento mais personalizado.
Bon appétit!
Referência
DERAM, Sophie. O peso das dietas: emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. 2.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
Se gostou deste artigo sobre recheio de ovo de colher, então também vai gostar destes posts que separei para você: