Se você é daquele tipo de profissional que gosta de aprender e se manter sempre antenado com relação às tendências, já deve ter notado que existe um milhão de cursos online de nutrição sendo oferecidos por aí.
Do ponto de vista do conhecimento, isso é muito bom porque um número maior de pessoas pode ter acesso a novos estudos, teorias e diferentes tipos de abordagens. Por outro lado, a facilidade da internet abre espaço para pessoas com pouco (ou nenhum) conhecimento na área ou até mal-intencionadas que podem usar os temas da moda para ver uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Sendo assim, a primeira coisa que eu tenho para dizer sobre cursos online de nutrição é: fique atento! Procure obter o máximo de informação a respeito das aulas, conteúdo, professores, carga horária, etc. Converse com colegas de profissão e colha opiniões para optar por um curso de qualidade e não se arrepender.
Dito isso, hoje quero focar um pouco na parte prática deste tipo de aula. A primeira coisa a ser considerada é: será que você tem o perfil para fazer um curso à distância? E, além disso, tem espaço, equipamento, tempo e outras recursos necessários para se dedicar ao curso?
Reuni aqui 4 pontos para que você avalie, pondere e tome a melhor decisão.
Vamos lá?
Cursos online de nutrição: será que tenho o perfil?
Separei abaixo algumas perguntas que considero importantes para se fazer antes de investir em um curso online de nutrição.
1.Você é profissional de saúde? Nutricionista? Tem diploma? Tem registro no seu Conselho?
Bom, essa é a primeira e mais importante pergunta a ser feita. Se você não tem graduação, nem registro Cadastro Nacional de Nutricionista do CFN, não adianta fazer o curso online de nutrição com a intenção de atuar como nutricionista, porque isso seria classificado como exercício ilegal da profissão.
2. Você não é nutricionista, mas quer saber mais sobre nutrição
Se o seu objetivo não é atuar na área, mas sim, conhecer mais sobre a área de Nutrição para benefício próprio, aí eu aconselho você procurar um curso online de nutrição voltado para o público em geral, ou seja, não muito técnico. Existem boas opções nesse sentido, e posso citar o meu Efeito Sophie como exemplo!
Este é um programa elaborado para as pessoas que querem fazer as pazes com o corpo e parar de fazer dietas restritivas – que, como a ciência já comprovou, não funcionam no longo prazo e podem até ser prejudicial à sua saúde!
São seis semanas de aula, e, fugindo dos modismos atuais e do terrorismo nutricional, procuro ajudar as pessoas a resgatar o equilíbrio alimentar e chegar ao peso saudável fazendo uma revisão geral sobre o estilo de vida, desde crenças antigas até a cozinha de casa!
Para saber mais sobre esse curso online de nutrição, clique abaixo:
→ Veja mais informações sobre o Efeito Sophie ←
3. Você é uma pessoa disciplinada e automotivada?
Esse é um outro ponto importante a ser avaliado antes de optar por um curso à distância. Para conciliar trabalho, tarefas do dia-a-dia e o curso online de nutrição, é preciso ter uma capacidade de automotivação – que, nesse caso, é a própria vontade de aprender -, além de senso de organização, responsabilidade e disciplina.
Nem todo mundo nasce com todas essas habilidades, mas, se você tem um objetivo maior, com certeza pode desenvolvê-las!
4. Você tem um ambiente adequado para estudar?
Para garantir um estudo de qualidade, é bom verificar a infraestrutura disponível para não ter problemas durante as aulas e acabar muito cansado, irritado, e frustrado. Não precisa de muito: de preferência, um espaço silencioso e tranquilo, sem muitas distrações; um computador e um bom sinal de internet.
Pronto, você já pode fazer seu curso online de nutrição sem stress! Estes pequenos detalhes farão toda diferença no resultado final do seu processo de aprendizado.
Cursos online de nutrição: vantagens
Bom, já falei dos obstáculos que podem atrapalhar seu objetivo de fazer um curso online de nutrição. Agora, chegou a hora de falar das vantagens.
Um curso à distância traz uma série de benefícios, como:
→ Economia: muitos cursos online são mais baratos do que os presenciais. Além disso, você economizar o dinheiro que gastaria com locomoção (combustível, estacionamento; transporte público ou táxi).
→ Flexibilidade: poder estudar a hora que você quiser é sinônimo de liberdade. Como eu disse mais acima, se você tiver a capacidade de se organizar, vai poder escolher os melhores momentos do dia para sentar na frente do computador e se dedicar aos seus estudos.
→ Acesso: um curso online de nutrição pode ser uma excelente alternativa para quem mora em regiões mais afastadas ou cidades menores. De dentro de casa, a pessoa pode ter acesso a uma diversidade enorme de conhecimento, basta estar aberto para aprender e com foco para se dedicar.
Para você que busca um curso de nutrição online, posso recomendar o meu curso online Fundamentos do Método Sophie que ensina as bases do meu Método Sophie, uma abordagem mais humanizada do atendimento ao paciente, o que chamo de “Nutrição com Ciência e Consciência”.
A propósito, tive a honra de formar no meu curso presencial Nutricoach Método Sophie centenas de profissionais de saúde em mais de 20 estados pelo Brasil, entre nutricionistas, médicos, psicólogos e professores de educação física.
Veja o que eles acham da minha metodologia:
Espero que essas dicas tenham sido úteis e inspiradoras tanto para você, profissional da área que busca especialização, quanto para quem está em busca de conhecer mais o maravilhoso mundo da Nutrição simplesmente para fazer as pazes com os alimentos e com o próprio corpo.
Se você gostou dessa leitura, provavelmente vai gostar destas aqui que separei para você: