Comer saudável
benefícios da lichia
benefícios da lichia

Benefícios da lichia: quais são e como aproveitá-los?

Você conhece a lichia? Também chamada de uruvaia e morango-de-casca-grossa, é uma fruta nativa da China, mas que tem sido cultivada em outros países.

Aqui no Brasil o cultivo acontece principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo, mas também em regiões do Sul e do Nordeste. Sua casca é vermelha, grossa e rugosa, enquanto a polpa, que recobre uma semente marrom, é branca, suculenta e doce, podendo apresentar uma leve acidez.

Essa fruta tem um sabor único e carrega importantes vantagens.

Ficou curioso? Continue por aqui para entender mais sobre ela e conheça os principais benefícios da lichia.

Vem comigo!

Os 5 principais benefícios da lichia

1- É nutritiva

A lichia é uma fruta e, como todas elas, apresenta diversos nutrientes, vitaminas e minerais. Além, claro, de compostos bioativos que junto a uma alimentação saudável podem trazer benefícios para o corpo.

Para usufruir efetivamente dos benefícios da lichia para a saúde dê preferência a adquiri-la na safra. Essa fruta geralmente é abundante em dezembro, quando é provável estar com maior concentração de nutrientes e um preço mais barato.

Também é importante armazená-la adequadamente. Se não for consumir a lichia de imediato, conserve na geladeira por alguns dias ou congele sua polpa ou a fruta inteira.

2- Contribui para um maior consumo de comida fresca 

Como eu sempre digo por aqui, uma alimentação saudável é aquela sem restrições e baseada em comida caseira e alimentos frescos. E esse é um dos benefícios da lichia!

Por ser um alimento fresco, ela permite que você descasque mais e desembrulhe menos. Ou seja, ela é interessante não apenas para a saúde do corpo, como também para o meio ambiente. 

A ação de comer mais alimentos frescos leva a um menor consumo de alimentos ultraprocessados, ajudando você a se alimentar melhor. Confira o vídeo abaixo e entenda como esse processo funciona. Aperte o play!

3- Não é um alimento mágico

Sempre desconfie de alimentos mágicos, pois eles não existem. Por isso, para mim esse é um dos grandes benefícios da lichia e de todos os alimentos.

A lichia é uma fruta maravilhosa, saborosa e cheia de nutrientes, mas não faz milagres. Fique de olho em informações que mostram essa fruta como capaz de proporcionar benefícios bons demais para serem verdade.

Além disso, é importante ficar atento ao seu consumo em situações extremas. Esse fruto apresenta uma substância chamada hipoglicina. Ela inibe a síntese de glicose, podendo levar à hipoglicemia, principalmente se consumidas após um período de jejum.

Mas em condições normais, a lichia pode contribuir com a sua saúde, desde que faça parte de uma alimentação variada. Ou seja, uma rotina composta por alimentos de todos os grupos alimentares.

4- Pode ser saborosa

A lichia é considerada uma fruta de sabor agradável, mas é preciso experimentá-la para tirar as próprias conclusões.

É importante que você consuma a lichia se realmente gostar do seu sabor. Afinal, um dos princípios de uma alimentação saudável é que ela seja prazerosa.

É comum acreditar que o prazer deve estar distante da saúde, porém é justamente o contrário. Inclusive, comer com prazer ajuda a comer menos.

Não é bom quando comemos algo só porque dizem fazer bem para a saúde, sem gostar realmente do alimento. A tendência nesses casos é sair buscando mais comida que proporcione satisfação e acabar exagerando. Por isso, só insira a lichia na sua alimentação se ela proporcionar prazer.

Ainda não conhece o sabor dessa fruta? Experimente e aproveite os benefícios da lichia se achá-la gostosa.

Não agradou o seu paladar? Fique tranquilo, existe uma infinidade de frutas e outros alimentos para fazer parte da sua alimentação. Aposte em variedade e aproveite!

5- Pode compor preparações culinárias

Para aproveitar os benefícios da lichia e consumi-la in natura, basta retirar a casca, comer a polpa e retirar o caroço. Ela pode ser consumida assim de diversas formas, como:

  • lanches;
  • sobremesa;
  • pode ser usada em saladas de frutas;
  • misturadas em coquetéis e sucos.

Se for utilizar a fruta para preparar alguma receita, retire a casca, faça um corte ao redor da polpa, abra as duas metades da fruta e retire o caroço.

Confira a seguir duas receitas com lichia para aproveitar ainda mais os benefícios da fruta.

[BÔNUS] Receitas com lichia

Ceviche de lichia

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de polpa da lichia cortada em lâminas
  • Suco de 4 limões
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • ½ pimentão em cubos
  • 1 tomate em cubos
  • 1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas
  • Sal e coentro a gosto

Modo de preparo: 

Higienize os vegetais, misture todos os ingredientes e deixe marinando na geladeira por cerca de 20 minutos. Em seguida, sirva.

Suco de lichia

Ingredientes

  • ½ xícara da polpa da lichia
  • 200 ml de água

Modo de preparo

É muito simples. Basta bater no liquidificador a polpa da lichia com água e seu suco está pronto. Provavelmente não será necessário adoçá-lo e você também pode adicionar, gelo, hortelã ou outros ingredientes que desejar.

Saiba mais!

Agora que sabe tudo sobre os benefícios da lichia para a saúde, quer aprimorar sua alimentação para melhorar sua qualidade de vida? Te convido a conhecer o meu curso online Efeito Sophie!

Nele, eu não vou falar sobre as últimas dietas da moda, alimentos milagrosos ou fórmulas mágicas de emagrecimento. Até porque não acredito em nada disso!

A minha missão é te ajudar a fazer as pazes com a comida e corpo, a identificar o seu comportamento e relacionamento diante da comida. Para que, enfim, você possa encarar a alimentação como algo prazeroso, sem estresses e muito menos culpa.

Com algumas dicas práticas, sempre focando na sua saúde e no seu bem-estar, você poderá alcançar o SEU peso saudável, de forma gradual e duradoura. O peso é consequência da sua saúde.

Vamos juntos nessa? 

→ Se inscreva e comece hoje mesmo o curso online Efeito Sophie! ← 

Não é o melhor momento para fazer o curso? Não tem problema! Te convido a ler o livro O Peso das Dietas, assistir uma das minhas próximas palestras ou mesmo agendar uma consulta se precisar de um acompanhamento mais personalizado.

Bon appétit!

Referência

ZHANG, Yuehong et al. Lychee Seed as a Potential Hypoglycemic Agent, and Exploration of its Underlying Mechanisms. Front Pharmacol, 2021.

Gostou de aprender mais sobre os benefícios da lichia? Então confira estes posts que separei para você!

  1. O que são Antioxidantes naturais? Como funcionam?
  2. O que são alimentos naturais e industrializados? Saiba mais
  3. Lanche rápido e fácil para a noite – 4 dicas para preparar opções saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Para você
Dra Sophie Deram

Consultas, cursos, palestras … Conheça melhor a Dra Sophie e o que pode fazer para você.

Artigos Relacionados