O dia das mães é provavelmente o mais movimentado nos restaurantes de São Paulo e provavelmente do Brasil inteiro.
Você já pensou em ir contra o fluxo e fazer deste dia um dia diferente? Por que não ficar em casa e cozinhar?
Que tal pegar receitas simples e colocar os filhos de chefs e o pai para fazer um almoço memorável e cheio de amor?
Deixe que inventem novas combinações de gostos com alimentos que eles escolherem Elabore o cardápio com eles. Isso é muito gostoso e faz eles se interessar por gostos diferentes, se lembrar de momentos felizes.
Agora eles não sabem o que fazer para o dia das mães?
Sugiro aqui um cardápio fácil, elegante e que vai dar muito prazer aos seus filhos na preparação dessa refeição especial Dia da mães. Claro, precisa de um adulto do lado porque vai usar faca e panelas quentes. Cada filho pode ajudar com tarefas simples e adequadas a idade dele, mas não fique com receio de dar um descascador de legumes. O seu filho vai se divertir muito. Você fica de olho e acaba o trabalho se precisar.
Cardápio do dia das mães pelos chefs cheios de amor:
Entrada: salada de tomate e mozzarella com manjericão e azeite
Prato principal: file de salmon com purê
Sobremesa: sorvete de baunilha e chocolate
Para preparar, o ideal seria fazer as compras um ou dois dias antes do dia das mães. O melhor lugar é a feira: tem uma feira perto de você no sábado? Que delícia! Leve os filhos e vá passear. Pode levar a lista de compras que vou dar agora. Levar crianças para feira é muito bom. Eles vão descobrir legumes e frutas diferentes, vão ficar interessados e se divertir.
Agora, tem dois ítens que não vai achar na feira (o sorvete e o chocolate), mas sim no supermercado. Aliás você pode comprar tudo no supermercado também e fica também muito divertido empurrar o carrinho!
Lista de compras para a refeição especial do dia das mães:
– Tomates (1 por pessoa em geral, mas depende do tamano do tomate e do apetite dos convidados)
– Mozarella (de preferência de buffala e fresca)
– Manjericão fresco (olhe como vai ser delicioso comprar esta erva na feira quando vai cheirar tudo e ver a quantidade de sabores e cheiros que existem!)
– Batatas (1 a 3 por pessoa, melhor mais do que menos)
– Filé de salmão (prefiro com a pele; pode pedir para o vendedor cortar em porções individuais para facilitar o preparo) – Sorvete de creme da sua escolha
– 1 barra de chocolate meio-amargo
– Imagino que na sua casa já tem sal, azeite, alho, cebola, leite e manteiga (se não coloque na lista)
Prontos para o dia das mães? Vamos lá:
1- Entrada: tem que cortar rodelas de tomates e rodelas de mozarella, depois lavar o manjericão e secar com papel tolha. Depois, deixe os filhos montar o prato. Ele são os artistas! Primeiro intercalar tomates e mozarella e colocar por cima sal, o manjerocão em folhas inteiras ou cortado em pequenos pedaços, e por final o azeite. Está pronto!
2- Prato principal: Descasque as batatas e corte em pedaços. Aqui pode deixar as crianças experimentar o descascador de legume. Fique do lado mas vê a felicidade do seu pequeno quando descasca a batata! Em seguida, cozinhe numa panela com água e sal. A batata deve ficar mole quando passa uma faca dentro. Para dar um gosto melhor eu coloco na água um dente de alho (sem pele) e uma cebola pequena descascada com 1 cravo tempero picado nele. Quando a batata está mole, tire a água, o alho, a cebola com o cravo. Amasse as batatas colocando um pouco de leite e manteiga. Pronto! O ideal é servir bem quente. Pode colocar no micro-ondas na hora de servir. Coloque um pouco de azeite numa frigideira e cozinhe o salmão em fogo baixo (lado da pele) por 10 a 15mn, dependendo do seu gosto. Eu prefiro menos cozido. Ele fica mais macio. Arrume o salmão com purê de batatas e finalize com uma pitada de sal.
3- Sobremesa: Coloque o chocolate dentro de uma panela com um pouco de água e deixe derreter. Use 1 a 2 quadrados por pessoa, não precisa de muito! Coloque uma bola de sorvete ou duas em cada tigela e coloque o chocolate quente por cima. Pronto!
Nota: podem ser criativos: colocar um pedaço de pera na sobremesa e assim servir uma “poire belle Hélène”, ou colocar cheiro verde por cima do purê para enfeitar.
Fiquem a vontade! É isso a beleza de cozinhar! Monte a mesa com os filhos, com talheres, toalha de mesa e copos que os filhos acham bonitos.
Se tiver tempo, organize um momento muito feliz escrevendo o menu para a mamãe. Pode dar a carta mais bonita do mundo. Isso seria o dia das mães mais feliz e com lembranças valiosas, Tenho certeza que a mamãe e os filhos vão ADORAR esse dia das mães especial!!
Gordura boa e gordura ruim: existem mesmo? Saiba mais
Existem gorduras boas e gorduras ruins? No século passado as gorduras foram demonizadas e mais recentemente passaram a ser categorizadas…