O feriado nem chegou, mas muita gente já está sonhando com recheio para ovo de Páscoa. Se identificou? Pois não se sinta sozinho! O chocolate é uma paixão nacional e muita gente aproveita a data para pensar em variações gostosas e surpreender a família e os amigos.
Aliás, se tem um feriado que tem a cara de família reunida em torno do fogão e da mesa, este feriado é a Páscoa!
Eu sempre falo para os meus pacientes que o ato de cozinhar e de estabelecer rotinas alimentares em família são ótimas atitudes para quem busca fazer as pazes com o próprio corpo. E o que isso tem a ver com a Páscoa? Tudo!
Esse é um momento em que as tradições familiares vêm à tona, atravessando gerações e fortalecendo laços. Muitos lares preservam o hábito de produzir seus próprios ovinhos de chocolate, e é aí que todo mundo começa a pensar no recheio para ovo de Páscoa.
A frase “gosto não se discute” todo mundo já conhece, mas neste momento, é importante que a família converse sobre os gostos de cada um sim! As crianças adoram ser envolvidas nestas decisões, e isso é muito bacana também para que elas comecem a ter contato com os alimentos desde cedo.
Recheio para ovo de Páscoa: a qualidade começa no ingrediente
Antes de dar sugestões de recheio para ovo de Páscoa preciso dizer que, mais do que saber fazer combinações de sabores, é preciso pensar na qualidade e o gosto dos ingredientes. Muito se fala sobre os benefícios do chocolate amargo, mas se você gosta do chocolate ao leite, respeite sua vontade.
O ingrediente é o principal segredo para um bom recheio ou para qualquer coisa na cozinha. Vamos priorizar comida de verdade, ser criteriosos ao ler rótulos, diminuir evitar o uso de ultraprocessados (achocolatados altamente açucarados, granulados de má qualidade, corantes ou outros confeitos artificiais, etc.).
Já que Páscoa é sinônimo de comilança para muita gente, porque não escolher um recheio para ovo de Páscoa mais simples? Calma, não estou falando para ninguém rechear seu ovinho com chuchu ou biomassa de banana verde (a menos que você queira!). Estou falando de ingredientes de qualidade.
Acredito que não podemos banalizar o ato de comer chocolate só porque é Páscoa. Se você vai comer chocolate, coma um bom! Pense nisso e anote algumas ideias que você pode colocar em prática ao produzir em casa o seu próprio recheio para ovo de Páscoa!
Sugestões crocantes
- Amêndoa
- Castanha-do-Pará
- Castanha de caju
- Avelã
- Nozes
- Amendoim
- Pistache
- Paçoquinha
- Flocos de arroz
- Frutas secas (uvas passas pretas ou brancas, ameixa, damascos, lascas de coco, etc.)
Sugestões cremosas
- Ganache de chocolate amargo
- Ganache de chocolate branco
- Doce de leite
- Prestígio
- Creme de avelã
- Creme de amendoim
- Geleia caseira de frutas
Veja também:
- Comidas de Páscoa – Celebre e não pense em dieta
- Chocolate engorda? Acalme-se!
- Faça recheio de ovo de colher em casa
- Razões para comer chocolate sem culpa
Caça aos ovinhos sem exageros!
Agora quero dar um recadinho especial para mães e pais. Se você vai fazer os ovos de Páscoa em casa, certamente vai economizar dinheiro e, de quebra, oferecer ao seu filho uma opção de qualidade.
Isso porque você vai ter autonomia para escolher ingredientes de qualidade e também controlar a quantidade de açúcar utilizada na receita, e, sobretudo, o tamanho dos ovos!
Minha dica é incentivar nas crianças uma relação tranquila com o chocolate: sem restrição, mas também sem exagero. Que tal fazer ovos menores? Você também pode organizar uma caça ao tesouro com pequenos brinquedos ou pistas por escrito, até que a criança chegue ao seu ovinho de Páscoa.
Combine com a família a quantidade de chocolate que será trocada entre tios, primos, avós e amigos. Assim, todo mundo ganha, mas ninguém passa da conta!
Bon appétit!
Que tal conhecer meu método Efeito Sophie, que ensina a transformar sua relação com a comida e a voltar a escutar os sinais do seu corpo? São seis semanas com vídeos e materiais que vão explicar sobre hábitos alimentares, e como recuperar o prazer de comer. Saiba mais!