Bem-estar
ações melatonina no intestino
ações melatonina no intestino

Quais as funções da melatonina? Tem no intestino? Como assim?

A melatonina é conhecida como o hormônio que nos induz ao sono e que é produzida somente durante a noite pela glândula pineal lá no nosso cérebro. Ela é produzida lá e liberada na corrente sanguínea e é ela que vai explicar para o seu corpo se é dia ou noite.
E são esses ritmos da melatonina circulante que vão modular a ritmicidade de funcionamento das células do nosso corpo. Por isso, ela é famosa na regulação de vários dos nossos processos fisiológicos. Pois é… a melatonina não serve só para te fazer dormir
Lindo, né?
Sabia que além de contar para as suas células se está de dia ou de noite, a melatonina é também conhecida por ser um antioxidante poderosíssimo, sendo capaz de lutar contra radicais livres que podem levar a morte celular. Ou seja, a melatonina trabalha como uma vassoura mandando para longe os radicais livres e mantendo a saúde das células.
Sabia também que a melatonina é produzida também em outros tecidos? Sim, é verdade!
Sabendo dessa função tão importante de proteção das células fica fácil entender que tecidos que sofrem agressões todo dia o tempo todo, teoricamente produzem melatonina para sua própria proteção. E tem mais, nesses tecidos a melatonina é produzida em quantidades bem maiores que na própria pineal.
Esses tecidos são a pele e o intestino!

A melatonina protege a mucosa intestinal

Além de ser um sinal que dita o ritmo da nossa fisiologia e ser um poderoso antioxidante, a melatonina é também uma molécula que atravessa facilmente qualquer barreira biológica.
Isso é essencial para exercer a sua função antioxidante!
Imagine, o intestino é um tubo oco por onde tudo que comemos passa. Esse tubo tem um exército que protege as mucosas do intestino e esse exército é super seletivo, pois ali, tudo que comemos e foi quebrado em moléculas menores é absorvido para ser usado pelas nossas células. A melatonina ajuda esse exército da salvação através da sua função antioxidante!
A liberação de melatonina produzida no intestino tem um ritmo diferente do ritmo da melatonina produzida pela glândula pineal. Lá ela é produzida seguindo a periodicidade do consumo alimentar.
Outro detalhe é que essa periodicidade da produção de melatonina no intestino é particularmente influenciada quando consumimos alimentos ricos no aminoácido triptofano que é essencial na produção de melatonina (já que o triptofano é precursor da melatonina, ou seja, não existe melatonina sem triptofano).
O triptofano vira serotonina que vira, finalmente melatonina! A concentração de melatonina no intestino é 100 vezes maior que na circulação sanguínea e (pasme) 400 vezes maior que na própria glândula pineal.
A melatonina presente no trato gastrintestinal de recém-nascidos tem origem materna. Essa melatonina atravessa a placenta e depois é fornecida ao bebê através do leite materno. Existem trabalhos que afirmam a melatonina está envolvida até mesmo na produção do mecônio (as primeiras fezes do bebê).

E não é só isso! Tema mais funções da melatonina

A melatonina pode estar relacionada também ao transporte de eletrólitos e íons, levando ao aumento de água nas fezes. E tem mais: a melatonina age na contração da musculatura lisa influenciando na motilidade intestinal.
Como te contei anteriormente, melatonina é produzida a partir da serotonina. A serotonina acelera o trânsito intestinal. Quando a serotonina se transforma em melatonina, o trânsito intestinal se torna mais lento, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes.
Vários estudos já demonstraram que o tratamento com melatonina pode ter um papel protetor contra úlceras gástricas. A proteção contra lesões induzidas pelo estresse pode ser devida a uma forte ação antioxidante da melatonina e à restauração da microcirculação no local.
Parece que ela tem também uma ação na prevenção e tratamento de Colite Ulcerativa por estimular o sistema imune. Outro estudo demonstrou que o tratamento com melatonina melhorou sintomas da Sindrome do Intestino Irritável (SII).
Porém esses dados ainda são preliminares e foram obtidos em animais de experimentação. Espero em breve poder trazer mais novidades sobre isso pra você.
Entretanto, investigações ainda devem ser feitas para avaliar se tais ações são atribuídas à melatonina produzida no próprio intestino e/ou pela suplementação desse hormônio.
Ao longo de décadas, a melatonina foi promovida como uma “cura mágica” para o tratamento ou prevenção de vários distúrbios fisiológicos que vão desde o envelhecimento, depressão, hipertensão, imunidade suprimida ao estresse oxidativo, insônia ao jet lag.
Porém, é inevitável dizer e eu sempre bato nessa tecla! A melatonina não é balinha! É um hormônio e tem efeitos em vários processos fisiológicos! A suplementação desse hormônio deve sempre ser feita com acompanhamento de um profissional qualificado!
Rosana Dantas é nutricionista, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Neurobiologia dos ritmos circadianos pela Universidade Louis Pasteur na França.
É autora do livro “A melatonina não serve só para te fazer dormir” e de um projeto de divulgação científica, o Dieta Científica, onde explica numa linguagem simples e divertida como nosso corpo funciona. Acredita que informação de qualidade não deve ficar restrita aos altos escalões do mundo científico e que todo mundo tem direito a ter acesso a essas informações. Então resolveu criar essa ponte que liga as pessoas às pesquisas científicas mais atuais, afinal informações sobre Nutrição e Metabolismo mudam o tempo todo… e isso é maravilhoso!

Se você gostou dessa leitura sobre as outras funções da melatonina, provavelmente vai gostar destas aqui que separei para você:

Referências:

  1. Gut melatonin in vertebrates: chronobiology and physiology
  2. Melatonin: Pharmacology, Functions and Therapeutic Benefits

22 Comentários. Deixe novo

  • Antonieta Heloiza G. O. Paschoalin
    12 de agosto de 2023 1:03 pm

    Minha mãe toma alprazolan. Como nao fazia mais efeito, passei a dar junto a melatonina. Ela começou com diarreia a ponto de ser levada para o hospital. Mas não foi aventada a hipótese da melatonina. Disseram ser algo que ela comeu. Mas 3 dias, para uma idosa de quase 101 anos, bateria parado. Como eu tomo melatonina há alguns meses e tenho diarreia a ponto de ficar desnutrida, tenho a certeza de que foi a melatonina a causadora.

    Responder
  • Cleide Borelli da Silva
    3 de maio de 2023 9:45 am

    Bom dia. Comecei a tomar melatonina há uns 6 meses, prescrita pelo médico. Mas notei há uns 2 meses +ou – que meu intestino não funciona, demoro vários dias pra ir ao banheiro e quando vou estou muito ressecada. O que devo fazer?

    Responder
    • Nathália Uliana
      15 de junho de 2023 5:40 pm

      Olá Cleide!
      Sugerimos que retorne no médico que prescreveu a melatonina e relate o que você está sentindo 😉
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

  • Boa tarde, meu nome é Eliana moro no és.santo tenho 62 anos e atualmente só durmo se tomar um comprimido de 2mg de clonazepam, mais não quero ficar dependente disso, então uma amiga me falou sobre a melatonina. Ela conseguiu sair do clonazepam e agora dorme bem só tomando a melatonina. Então eu comprei pra mim , mais eu não sei se tomei errado, porque o meu intestino não funcionou quase nada com a melatonina então eu parei de tomar. Eu gostaria de saber a maneira e horários correto para eu usar a melatonina e sair do clonazepam

    Responder
    • Olá Eliana!
      Agradecemos por compartilhar sua dúvida conosco. Quando o assunto é hormônio (melatonina) o mesmo deve ser prescrito por um profissional de saúde que a acompanha, tudo bem?
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

  • Parabéns pela explicação sou sua fã.

    Responder
    • Olá Ana!
      Agradecemos seu comentário aqui no Blog da Sophie e o seu carinho por ela.
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

  • Aparecida Deleide Francelino
    23 de agosto de 2022 2:31 pm

    Tenho uma insônia crônica, agora, além dos remédios para insonia estou tomando uma formula que o principal elemento ativo é a Melatonina. O mas estou com o intestino, completamente solto.

    Responder
    • Dayelle Sesana Nutricionista
      8 de outubro de 2022 6:39 am

      Talvez a melatonina esteja numa dose elevada pra vc. Só regular ela pra menos. Sua insônia pode ter origem na baixa produção dos hormônios da tireoide que também precisa ser avaliada. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Para você
Dra Sophie Deram

Consultas, cursos, palestras … Conheça melhor a Dra Sophie e o que pode fazer para você.

Artigos Relacionados