Eu adoro o dia das mães! Pode ser uma data comercial, mas para mim, ter um dia para ser cuidada e celebrada é uma delícia! Todo ano eu percebo a movimentação dos maridos ou parceiros com as crianças para comprar o presente e preparar uma “surpresa especial”. O almoço de dia das mães também gera certa comoção, para não dizer estresse. Escolher o restaurante, esperar horas por uma mesa, e nem sempre ser bem atendido…
Por isso que cada ano sugiro fazer um almoço especial em casa. Deixar tudo aos cuidados dos queridos maridos, parceiros e filhos. Isso para mim é um gesto lindo e amoroso. Quem sabe você também não se inspira a fazer algo assim?
Qual seria um almoço de dia das mães lindo e amoroso?
Em primeiro lugar, não precisa gastar uma fortuna e nem ir a nenhum restaurante. Até o seu lugar favorito pode ficar um inferno no dia das mães. Acho bem mais agradável fazermos algo em casa, mesmo que seja mais simples.
Imagine essa cena o seu marido ou parceiro e os seus filhos pensando no cardápio, indo às compras e preparando um prato especial. Você já deve estar com um sorriso no seu rosto, não é verdade?. Você pode até ajudar na cozinha, claro, transformando o programa em algo para todos. Normalmente, a mãe é a pessoa mais responsável pela comida em casa e é sempre bom ver a família envolvida em uma atividade tão gostosa.
Não precisa cozinhar nada chique ou elaborado. Uma torta de frango ou uma massa com um molho gostoso já está bom. Em um almoço de dia das mães, a intenção vale bem mais do que o resultado final.
Por isso, pais, deixem as crianças cozinharem, descascarem e cortarem (de acordo com a idade e capacidade de cada um). Tudo bem se o tomate não estiver picado de maneira uniforme, ou se a massa empelotar um pouco. Nesse caso, tudo é perdoável, afinal, o importante é a intenção e, claro, a diversão.
O segredo não é restrição/dieta, mas procurar comer melhor. Conheça o Efeito Sophie!
Qual seria uma ideia de cardápio de dia das mães?
Como o interessante é ter as crianças participando de todo o processo, podemos pensar em um cardápio mais simples, porém, delicioso e que agrade a todos. Por exemplo, no livro O peso das dietas tem várias sugestões de jantares que podemos adaptar para o almoço de dia das mães. Um dos meus favoritos é:
- Salada de cenoura com maçã ou uvas-passas
Macarrão ao sugo com manjericão e presunto cru
Essa sugestão combina muito com um domingo, não é verdade? E as crianças podem misturar a salada, picar o manjericão, mexer a massa com o molho, enfim, por ser fácil e rápido de fazer, é divertido e não vai cansar os mini chefs.
Cozinhar faz bem para a alma e para o corpo. Quanto mais a família praticar esse hábito, melhor todos vão comer e mais gostosa vai ser a hora da refeição. Preparar o almoço de dia das mães é uma ótima maneira de introduzir esse costume para todo mundo.
Bon appétit!
Leia também: